A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Corretores de Imóveis - 3ª Região (CRECI-RS) iniciou nos primeiros dias do ano as ações da Operação Veraneio 2015. Durante a estação mais quente do ano, os agentes atuarão de forma mais intensa nas praias e balneários do litoral norte do Rio Grande do Sul. O objetivo é prestar todo o suporte e atendimento aos corretores, além de coibir o exercício ilegal da profissão.

Para evitar golpes, minimizar problemas e ter a garantia de um negócio seguro, o CRECI-RS orienta que os consumidores exijam a apresentação da carteira profissional ou cédula do Conselho. Somente na primeira quinzena de janeiro, foram realizadas 1.187 visitas na Operação Veraneio, que geraram 1.044 autos de constatação, 265 autos de infração, 309 notificações e 77 casos de exercício ilegal da profissão.

O município de Capão da Canoa, localizado a 135km de distância de Porto Alegre, conta com mais de 40 mil habitantes, porém esse número aumenta consideravelmente nos primeiros meses do ano com chegada dos veranistas. Por ser uma das praias referências no litoral norte, Capão da Canoa tem atraído cada vez mais o interesse de grandes construtoras. Os novos empreendimentos e a importância da construção civil chamam a atenção e, muitas vezes, viram alvo de pessoas mal intencionadas. “Para que um consumidor consiga adquirir seu terreno ou imóvel de forma segura e sem aborrecimentos futuros, é fundamental que ele contrate um corretor de imóveis. Na dúvida, o cliente pode entrar em contato com o Conselho para verificar se o profissional está realmente habilitado a intermediar o negócio”, explica o presidente do CRECI-RS, Flávio Koch.

O sucesso do trabalho de fiscalização também depende do apoio dos profissionais regularizados, imobiliárias e da população. “A Associação dos Construtores e Incorporadores da Construção Civil de Capão da Canoa, que completa 30 anos, é uma parceira para que o desenvolvimento aconteça de forma correta, ordenada e respeitando todas as regras relacionadas à segurança e credibilidade do setor”, destaca Koch.

Denúncias que envolvem a prática ilegal da atividade em Capão da Canoa podem ser feitas na Delegacias do Conselho (Av. Paraguassú, nº 2525/504), que neste período, está aberta para atendimento em horário especial, das 9h às 12h e das 13h15min às 17h30min.

Galeria de fotos da notícia