O presidente da ASSOCIC, Claudiomir Zanini, e a secretária executiva, Clésia Bastos, receberam na sede da entidade na tarde de terça-feira, dia 19, a secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Regina Witt Marques.
A atual situação do calçadão da Avenida Beira Mar, do antigo Baronda até o Quiosque do Vavá, foi o tema principal do encontro, onde a secretária Regina afirmou que visando dar um novo visual, para essa temporada de veraneio, a Prefeitura Municipal irá providenciar para que seja feita a pintura dos 14 quiosques existentes naquela área (que geminados totaliza 28 permissionários), além de dar a devida manutenção a todos no que tange a parte pública. Disse que o Município está retirando todos os toldos dos quiosques, independente de ser particular ou cedido pela AMBEV (durante a administração passada), tendo em vista a Prefeitura ser obrigada a repassar para a Secretaria de Patrimônio da União – SPU – taxa de ocupação de área da marinha, sendo um valor bastante significativo e que onera muito os cofres públicos. Informou que nessa temporada deverá ser reduzido o número de banheiros químicos na orla, porém, serão instalados de uma melhor forma em pontos estratégicos, onde a empresa responsável terá a incumbência de realizar o serviço de limpeza dos mesmos, pelo menos, duas vezes ao dia. Também está sendo montado um plano estratégico para a instalação de lixeiras adequadas em diversos locais na beira mar e na área central. Abordando outros assuntos, na área central da cidade, a secretária colocou que a Praça José Agostinelli está sendo adotada por uma empresa privada local e passará por uma revitalização total. Sobre a programação de Natal, Regina disse que foi firmado convênio entre a Prefeitura e a Associação Tô Nessa Capão, onde ficou acertado o repasse de 292 mil reais para serem investidos na decoração natalina de 2013. A decoração está iniciando, será mantida até o começo de janeiro de 2014, e vai abranger prédios públicos, praças e ruas e avenidas do município, sendo que a verba sairá do Fundo Municipal de Desenvolvimento.
A programação deverá ser aberta oficialmente no dia 6 de dezembro.A secretária destacou que o Calendário Oficial de Eventos para a temporada de verão está sendo finalizado, bem como a programação da virada do ano, lembrando que, em breve, deverão ser divulgadas pela imprensa para os moradores fixos, veranistas e visitantes. Para o verão, salientou que vários shows serão realizados em parceria com a CORSAN, a exemplo de anos anteriores. Enfatizou que artistas locais serão novamente valorizados e que, neste verão, diferentemente do ano passado, serão atrações nos distritos de Capão Novo, Arroio Teixeira e Curumim, e que pretende realizar, quinzenalmente, na sede do município, um show de grande expressão. Regina falou que a Secretaria de Turismo já está trabalhando nos preparativos para a 3ª edição do Capão Fest, onde o ponto alto do evento em 2014 poderá ser um show do cantor Daniel, da cantora Paula Fernandes ou da dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano, além de espetáculos renomados, em nível estadual, no decorrer de toda a programação.