Atendendo solicitação da diretoria da Associação dos Construtores e Incorporadores da Construção Civil de Capão da Canoa - ASSOCIC - esteve nesta cidade na manhã de terça-feira, dia 10 de dezembro de 2013, para uma importante reunião, o superintendente regional no litoral norte da Superintendência Regional da Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN - Osvaldo Paiva, o superintendente adjunto, Júlio Macedo, e o chefe do Departamento de Operação da estatal na região, Rodrigo Lupin.

  Conduzida pelo presidente Claudiomir Zanini, apoiado peo secretário José Nazareno Martinelli (Naza) e pela secretária Executiva, Clésia Bastos, e, ainda, com a presença do presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Capão da Canoa, Higor Silva Santos, o encontro teve como objetivo buscar esclarecimentos sobre várias demandas relacionadas à área de atuação e prestação de serviços da estatal no município, assuntos estes de relevante importância para os empreendedores do setor da construção civil, bem como para a comunidade caponense em geral.
  Sobre a atual situação das Estações de Tratamento de Esgoto - ETEs - em Capão da Canoa, o superintendente, Osvaldo Paiva, informou que, no que se refere às obras de construção da ETE Nova Araçá, que ocorreram alguns problemas envolvendo as empresas que venceram o processo licitatório para realizar as obras e que estas não conseguiram cumprir o prazo para a entrega do serviço.
  Disse que a CORSAN já colocou em prática um plano B para suprir esse entrave, onde está investindo mais de 2 milhões de reais na reforma geral das bacias de decantação existentes na ETE Araçá, trabalho este que deverá estar concluído até o final do mês de janeiro de 2014, devendo a estatal elaborar um cronograma para atender a toda a demanda existente nesta área de coleta e tratamento de esgoto por um período de dois anos, prazo estipulado até que sejam concluídas as obras da nova ETE, no bairro Aracá, cujo início está previsto para, no máximo, até o segundo semestre de 2014, dependendo, obviamente, da tramitação de todo o processo legal para rescisão do contrato com a empresa que não cumpriu os prazos legais da execução das obras, bem como para a contratação de uma nova empresa, por meio de um novo formato de licitação, para que assuma este compromisso.
  Osvaldo Paiva destacou também que a CORSAN pretende receber normalmente na ETE Aracá, após a conclusão dos trabalhos de remodelação, todos os dejetos do esgotamento cloacal por parte dos caminhões fossas que vinham sendo feitos em Capão da Canoa, com previsão também de recebimento junto à ETE de Xangri-Lá, não havendo a necessidade do deslocamento até a cidade de Canoas. Lembrou que, recentemente, temporariamente, este serviço de recebimento havia sido cancelado devido ao início da obras de remodelação na ETE Araçá.
  O superintendente colocou ainda que Capão da Canoa atualmente tem uma abrangência de 50% de cobertura na coleta e tratamento de esgoto cloacal, e que já ficou acertado no encontro com a diretoria da ASSOCIC, o agendamento de nova reunião, em data a ser anunciada posteriormente, e com a participação de representações da Prefeitura de Capão da Canoa, demais entidades e forças vivas do município, partes interessadas da resolutividade, com a maior brevidade possível, desse impasse.
  Acompanhe abaixo uma entrevista com o Superintendente Osvaldo Paiva concedida ao jornalista Dilfaner Bentes.

ENTREVISTA  / OSVALDO PAIVA
Por Dilfaner Bentes

Dilfaner Bentes - A assinatura dos contratos das obras pelo governador Tarso Genro no sábado, dia 18, num investimento de R$ 40 milhões e 800 mil reais será para expansão na rede de abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário em Capão da Canoa e Xangri-Lá, Por favor, detalhar o que será feito em Capão da Canoa e Xangri-Lá?
Osvaldo Paiva - É uma contratação por empreitada integral da empresa (a) especializada (as) para a Prestação de Serviços de Elaboração de Projeto Executivo de Engenharia e Execução das obras de ampliação do SAA - Sistema de Abastecimento de Água em Capão da Canoa/RS
  Os serviços estão divididos em:
I. Elaboração de detalhamento, adequação e complementação de projeto executivo relativo às obras e serviços de engenharia.
II. Execução das obras e serviços de engenharia, necessárias para Execução da Elevatória de Água Bruta com vazão de 1951/s; Execução da Adutora de Água Bruta (600 m de DN 600 e 800 mm); Execução da Ampliação da Estação de Tratamento de Água; Execução do Tratamento Mecanizado do Lodo gerado na operação da ETA; Execução de 02 Elevatórias de Água Tratada; (Norte e Sul) com extensão de 20 Km (12 Km de f°f° com DN 400MM E 8 kM EM pvc COMdn 300MM); Execução da Travessia dob a Estrada do Mar (RS - 389); Execução de 03 reservatórios de água totalizando um volume 2 milhões de litros de água reservada; Execução das Redes de Distribuição de água aos usuários (Norte e Sul) 45,9 Km (FONTE - RDC enviado a SULIC
Dilfaner Bentes - Estaria incluso neste investimento as obras de construção de Tratamento de Esgotos - ETE Nova Araçá?
Osvaldo Paiva - Não, o investimento é referente à ampliação do sistema de abastecimento de água.
Dilfaner Bentes - Se não está inclusa a construção da ETE Nova Araçá.
Qual a atual situação? Qual a previsão de uma solução para o impasse e o início dessa obra?
Osvaldo Paiva - Esta obra foi contratada, iniciada e interrompida.
Atualmente está em processo de re-licitação.
Dilfaner Bentes - Quando estas obras cujos contratos foram assinados pelo governador Tarso Genro terão início?
Osvaldo Paiva -  Em torno de 60 dias após a assinatura do contrato.
Dilfaner Bentes - Atualmente qual a cobertura de Tratamento de Esgoto Sanitário em Capão e Xangri-Lá e qual será a capacidade após a conclusão das obras?
Osvaldo Paiva - Atualmente, em Capão da Canoa, a cobertura é de 56% e a meta para 2015 é de 80%. Já em Xangri-Lá, a cobertura é de 18% e a meta para 2015/16 é de 30%
(FONTE  - Meta do Plano de Expansão da DEXP.)
Dilfaner Bentes - Após a conclusão dessa obras de esgotamento sanitário (previsão de término), os empreendimentos imobiliários localizados, no bairro Girassol, em Capão da Canoa, e na área central, já poderão ser interligados à rede de tratamento de esgoto da Corsan?
Osvaldo Paiva - A previsão do término das obras é de 2 anos. Será feita uma complementação para atender estes bairros.
Dilfaner Bentes - A ETE São Jorge passará por alguma reformulação e o que deverá beneficiar?
Osvaldo Paiva - Não passará por nenhuma reformulação.
Dilfaner Bentes - O senhor teria algo mais a acrescentar?
Osvaldo Paiva - A CORSAN está investindo um montante elevado de recursos próprios e financiado para a implantação da infraestrutura de saneamento na região do litoral. Estes investimentos atenderão uma população estimada ( Inverno / Verão ).
Dilfaner Bentes - Muito obrigado pelas informações...
Osvaldo Paiva -  Nós é que agradecemos e nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações quando se fizer necessário.